sexta-feira, 24 de junho de 2016

RESENHA | AZEITONA - BRUNO MIRANDA

     Azeitona é o primeiro livro do Bruno Miranda, escritor e criador dos canais Bubarim e Minha Estante. Nele, uma história imprevisível e curiosa, muitos personagens cativantes e algumas reviravoltas uniram-se à escrita leve e divertida do Bruno para dar vida a um ótimo romance de estreia. 


    
 IAN VIVE COM A IRMàDESDE PEQUENO. Após a morte de sua mãe, eles precisaram cuidar um do outro. Iris, a irmã, é produtora de eventos e tem uma carreira promissora pela frente, ainda que, no momento, as coisas estejam apenas começando a dar certo. Ela está perto de se formar, algo que demorou, visto que precisou ser a "mãe" do Ian. A relação entre os dois é muito afetiva e carinhosa, eles são o tipo de família que se um não está bem, o outro também não está.



     Iris está grávida do namorado, estudante de Arquitetura. Enquanto era consultada numa clínica, Ian  a esperava. Mas o garoto, por ser jovem, logo chamou a atenção de Catarina, produtora do reality show Novos Pais. Ao conversar com ele, sem saber do contexto, Catarina disse que tinha "uma proposta que vai mudar a sua vida". Ou seja, ela o convidou a participar da nova temporada do reality.

     Ian basicamente não tinha razões que o fizesse um participante válido: "[...] eu não tenho uma namorada, muito menos uma que esteja esperando um bebê!" Apesar disso, depois que tomou conhecimento do valor do cachê (ele poderia comprar a casa que ele e a irmã moravam!), acabou aceitando. E é a partir daí que a tensão do livro começa.
     Vamos lá. Ian precisava: (1) achar uma garota; (2) explicar a ela sobre o programa e o cachê que era alto; (3) esconder a falsa gravidez dela de todos os produtores e participantes do reality; (4) contar a Iris sobre o programa e (5) contar aos colegas sobre o programa. Por aí, acho que já dá pra ter uma noção de como, a qualquer momento, tudo poderia dar extremamente mal. Para os dois.
     AZEITONA É UM JOVEM ADULTO SOBRE RELACIONAMENTOS.  E mesmo com um enredo que, à princípio, possa parecer sem pé nem cabeça, o livro consegue responder todas as perguntas que surgem durante a história e acabar com chave de ouro.
      Como disse no início, os personagens do livro são cativantes. Já no capítulo quatro, eu me via torcendo para que tudo desse certo com Ian, vibrando com as conquistas da Iris e achando a relação entre os dois verdadeira e bela. Da mesma forma, ficava aflito quando algo dava errado com Emília (não vou explicar quem ela é, possíveis spoilers) e ria muito com Catarina (uma das minhas personagens favoritas do livro). 
Além disso, são todos muito reais. Você facilmente conseguirá enxergar o Ian em algum conhecido seu ou uma família como a da Emília por aí.
     E as reviravoltas. Gente, o que são as reviravoltas desse livro?? Chega numa certa parte que você já está tão imerso em toda a história, que começa a passar a mão pelo rosto em sinal de preocupação e puxar o cabelo, como se resolvesse. De repente, você está mandando mensagens do tipo "SPCORRO LKJSAJSDKLAJSKLDA" para os seus amigos. É sério. Se você quer um livro que possa demorar a ler, definitivamente NÃO leia Azeitona.
     Ah, e o livro tem algumas referências a séries, filmes e livros! Todas na medida certa. Assim como um meme da internet. Um dos pontos mais positivos do livro foi a dosagem na medida certa de todos os fatores, nada está em excesso ou fora do contexto.
     Por gostar tanto do livro, eu realmente fiquei com muito medo de que o final fosse do gênero "o.k. acabou. Obrigado por ler." MAS NÃO. Bruno Miranda sabia onde queria chegar e como queria que tudo acontecesse, isso me deixou aliviado.
     A ÚNICA reclamação que eu tenho a fazer sobre o livro é: não tem epílogo! Certo, eu entendo que ele não precisaria de um, por tudo que iria acontecer ficar subentendido, mas, mesmo assim, gostaria que tivesse. Ou pelo menos um conto sobre o que acontece depois de Azeitona. Quero mais.

Minha frase favorita do livro.
Obviamente, Azeitona foi um livro cinco estrelas E favorito. 

1 comentários:

  1. conheço o Bruno Miranda desde que ele começou no youtube, ele é muito bom, crítico e engraçado. Quando soube que ele iria lançar um livro eu corri para ler as informaçôes e quando as li sabia que não ia decepcionar, adorei o post!

    Arthur - literandototal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir