sexta-feira, 27 de maio de 2016

RESENHA | TÁ TODO MUNDO MAL - JOUT JOUT

     Quando eu soube que a Jout Jout iria lançar um livro, não teve outra: fiquei esperando ansiosamente. O que inicialmente estava planejado para ser uma publicação voltada para o público infantil, acabou levando outros rumos e virou "O Livro das Crises". De início, garanto que ela não poderia ter feito escolha melhor.



      Tá Todo Mundo Mal, ou O Livro das Crises, é o primeiro livro da youtuber Julia Tolezano - Jout Jout. Acredito que o canal dela dispense apresentações, mas, para aqueles que por alguma razão viveram no limbo por alguns anos, aí está um de seus vídeos:

     O livro de crônicas me passou uma sensação de estar assistindo uma série de vídeos dela com um tema em comum (crises). Com uma linguagem informal, ela fala sobre algumas de suas (nossas) experiências e de como isso nos afeta. Sabe aquela hora que você para e pensa nas coisas que, caso não acontecessem, sua vida seria completamente diferente? Ou naquela paixão que você insiste em dizer que é paixão mas nem amizade é? Ou no Tamagotchi (ok, talvez você não lembre o que é...)? É disso que se trata o livro.
     Entre não estar totalmente feliz com seu corpo (em especial, o queixo), não conseguir optar pelo curso correto e não saber lidar com críticas, vamos conhecendo um pouco mais a Jout Jout (e até nós mesmos). De forma descontraída, ela visita o passado para narrar suas melhores (?) crises. No final, acabamos percebendo que a maioria das situações já aconteceu ou vai acontecer com a gente.
"Me faltava queixo e autoestima, mas eu fazia qualquer pessoa que colasse ao meu lado morrer de rir."
     A leitura do livro é prazerosa e rápida (em média, 2 ou três páginas por crônica). Certamente, os que acompanham o JoutJout Prazer vão aproveitar a leitura e rir muito com cada crise. Falando em crônicas, crises e crônicas sobre crises, preciso dizer que esse foi o melhor livro do gênero que li! Normalmente, sempre há algumas crônicas nos outros livros que não me agradam ou que eu não concordo, mas nesse foi diferente.
     Achei a escrita dela muito divertida e com certeza leria seus próximos livros (espero que ela já esteja escrevendo). Algumas das crises me arrancaram altas risadas; outras, me fizeram pensar mais sobre a vida/sociedade/coisas aleatórias. Minha crônica favorita (se é que posso escolher apenas uma), é "A Crise Constante que Era Ter um Tamagotchi", ela explica:

"Existia um troço que acabava com a saúde de qualquer criança dos anos 90 e esse troço se chamava Tamagotchi. Tamagotchi era um microvideogamezinho do tamanho de um relógio de bolso onde morava uma pequena bolinha com olhos. Meu dever, como mãe de uma bolinha dessas, era alimentá-la e evitar que morresse. [...] Se você fosse uma pessoa boa, pura, correta e responsável, sua bolinha se transformava aos poucos em um lindo dinossauro, e você se sentia realizada de forma impossível de ser descrita."
     Em suma, Tá Todo Mundo Mal é um bom livro sobre coisas, às vezes, não tão boas assim. Recomendo a todos que gostam da Jout Jout e querem uma leitura agradável.

4 comentários:

  1. Não sabia que a Jout Jout tinha lançado um livro!!! não gosto muito de livros de youtubers mas o dela eu vou comprar

    ResponderExcluir
  2. Oi, Frêdo!
    Adoro os vídeos dela, não nego. Rio demais! Ela é puramente louca.
    E os "discursos" dela são ótimos mesmo.
    Adorei sua resenha pra variar.

    Abraço todo.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quem diria Alfredo Neto lendo e escrevendo sobre youtuber! e uma crítica construtiva, suas resenhas são as melhores, eu ri alto quando proucurei mais sob a Jout Jout, não nego me escrevi de primeira!

    Arthur Souza - Literando total
    www.literandototal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fredo!

    Jout Jout me representa, digo mesmo! Adoro os devaneios e os ideais que ela defende. Tenho curiosidade em ler o livro e falo com certeza que irei me identificar na maioria das crônicas como já me identifiquei com a do Tamagotchi haha.

    Beijos!

    Resenha “O caderninho de desafios de Dash & Lily”: http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-caderninho-de-desafios-de.html

    ResponderExcluir