segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

SOMOS TODOS NACIONAIS: O PROJETO

     Oi, pessoal! Tudo bem? Recentemente, publiquei o post "Tá incomodado? Escreva um best-seller" (leia-o clicando aqui), onde falei sobre livros dos youtubers e o descaso das editoras nacionais com os novos autores brasileiros. Para minha surpresa, ele foi muito bem recebido (obrigado! Confesso que esperava algumas críticas, hahaha) e várias pessoas mostraram interesse em participar do projeto que propus no final do post.
     Já que a ideia é divulgar livros ainda não tão populares, juntei alguns blogueiros e booktubers para fazer parte do projeto e expandir a iniciativa. Hoje, venho apresentá-lo a vocês! 


     Como o projeto vai funcionar? É super simples: leia um livro nacional por mês (a partir de fevereiro ou março até dezembro de 2016). De preferência, algum livro que não seja escrito por um youtuber
     Quem pode participar? Quem quiser. Não é necessário ter blog/canal para participar. Para a interação durante o projeto ser facilitada, vamos usar a tag #SomosTodosNacionais no Twitter e Instagram.
     Tenho um blog/canal e quero ajudar na divulgação, o que eu faço? Faça um post ou grave um vídeo falando sobre o projeto, incluindo o link desse post, as "instruções" para participar e coloque no post/descrição do vídeo a lista dos participantes. Caso possível, use o banner do projeto (clique aqui) no post. Recomendo também que indique alguns livros para aqueles leitores que desejam participar mas não sabem o que ler. Quando o vídeo ou post for ao ar, me avise nos comentários para que eu possa colocar o link entre os participantes.
Algumas indicações de livros para o projeto

YA
FANTASIA
AUTOAJUDA
DISTOPIA
THRILLER/TERROR
ROMANCE
POESIA/CRÔNICAS/CONTOS
ALGUNS LIVROS ALEATÓRIOS (não se encaixavam/não soube classificar/não couberam)
     São muitos livros! Eu tinha uma lista enorme com vários nomes, mas colocar todos aqui seria uma missão quase impossível, hahaha. Quem resolver fazer uma lista com indicações pode copiar algumas daqui e acrescentar livros que eu esqueci, ou colocar gêneros diferentes... Vocês escolhem!

Quem está participando?

Alice Silveira, do blog Wonderbooks da Alice
Brenda Gabrielle, do canal Era Uma Vez
Camila Kahn, do blog Lendo Por Aí
Denise Crivelli, do blog Momento Crivelli
Diego França, do blog Vida e Letras
Eduardo Feliciano, do canal Leituras do Edu
Gabriel Ribeiro, do blog Lendo Com o Biel
Guilerme Allan, do blog The Library
Helen Takahashi (a.k.a Hels), do blog The Blue Blog
Jucimara Pauda, do canal Livro sem Frescura
Larissa Santos, do blog Querida
Lucas Procópio, do canal Canal Literário
Luiza de Melo, do blog Disconcentra
Mariana Fuerback e Gustavo Furtado, do canal Admirável Leitor
Marina Herrador, do blog O que Disse, Alice?
Tamires Marins, do blog Meu Epílogo
Tony Lucas, do blog Tony Lucas
Rafaela Alves, do blog Arquivos de Rafaela
Renata Varela, do blog Who's That Girl?
Sarah Santos, do blog Risco Culto
Wânderson Gonçalves, do canal Imagine Magia
Wenderson Bruno, do blog Nerd Leitor


Agradecimentos

     Gostaria de agradecer, primeiramente, a todos que divulgaram o post que deu origem ao projeto. Vocês fizeram isso acontecer. Um "obrigado" também para os que me indicaram livros que eu poderia citar aqui no post e que aceitaram participar. Por último mas não menos importante, à Hels, do The Blue Blog, pela sugestão do nome do projeto e ao Lucas, do Canal Literário, por ter feito o banner do projeto.

22 comentários:

  1. Muito bom! Ficou tudo lindo. Vamos às leituraa!.
    <3

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alfrêdo! Tudo bem? Eu que sou um grande defensor da literatura nacional, fiquei muito feliz e empolgado ao saber do seu projeto. Amei a ideia, amei indicar alguns livros para ti e amei ver meu conto entre as indicações! <3 Agora o que não gostei de ver (ou melhor: não ver) foi o meu nome e o nome do meu blog entre os participantes. Esqueceu que eu te disse que ia participar? #Chateado rsrsrsrs Mas enfim, espero que o projeto seja um sucesso! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA. Pensei que você tinha me dito que não iria ter tempo, mas já arrumei!

      Excluir
  3. Certeza que será sucesso!
    Estou animadíssima com o projeto, farei ainda esta semana um post com alguns dos livros que lerei! ;)
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  4. Uhuuu! Vamos ler, e vamos ler livros "made in Brazil" galeraaaa!
    Estou bem animada com o projeto e te garanto que já está dando certo. Vamos quebrar a internet! rs
    Já vou separar meus livrinhos, e por incrível que pareça só li nacionais esse ano até agora, acredita? O projeto já estava em mim, mesmo sem saber! rs
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Projeto muito bom. Participando e adorando. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Alfredo, tudo bem?
    Adorei o projeto, temos que valorizar mais a nossa cultura não e mesmo?
    Temos muitos autores maravilhosos espalhados por esse Brasil todo, e muitas
    vezes nem temos conhecimento disso :/
    Tenho uma meta pessoal de ler 20 nacionais esse ano, estou caminhando haha

    Um grande beijo!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Fredo!!
    Estou super animada com o projeto e tenho certeza que terá muito sucesso e muitos outros participantes!!
    Meu próximo post será sobre o projeto.
    BJs!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Fredo!
    Que orgulho de você :') Acho super importante nós brasileiros começarmos a dar mais importância a literatura nacional, algo muito importante. Precisamos dar mais valor aos autores fantásticos que possuímos. Amei o projeto <3 Desejo sucesso!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Oii, Fredo!
    Esse projeto é um capricho, hein! Não fui convidada mas irei participar, adoro apoiar autores nacionais :D Eu amo distopias, caso você queira ler uma distopia nacional super indico A Ilha dos Dissidentes, vi que está na postagem, esse livro é maravilhoso de bom!
    Beijos!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Fredo!
    Acabei de ler o post sobre o projeto no blog do Tony e disse que não ia participar por falta de tempo, mas estou realmente cativada por esse projeto.
    Quem me acompanha no blog sabe o quanto eu incentivo a literatura nacional e sinto que preciso me mobilizar também. Normalmente, eu já leio um nacional por mês, mas se acontecer de eu não conseguir ler tem problema? Posso participar mesmo assim?
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gente, amei esse projeto! *___*
    Como escritora independente, sei bem da dificuldade de tornar um livro realidade e chegar aos leitores.
    Estava mesmo buscando conhecer melhor a literatura nacional contemporânea, o post e as suas dicas vão me ajudar bastante, obrigada por compartilhar! ;)

    E se a alguém interessar, vou lançar meu primeiro romance em abril deste ano.
    As novidades são postadas na página no Face e no Instagram:

    facebook.com/AntesDeCasarOficial
    instagram.com/antesdecasarlivro

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Poxa, que bacana ver dois livros meus aqui junto com tantos outros autores nacionais fantásticos!!! Adorei o projeto!! *-* Obrigada pelo apoio <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O Projeto tem muito potencial, gostei!
    Acho muito válido essa valorização literária nacional *-*
    E por coincidência, desde dezembro, quando voltei a ler, só tenho lido livros nacionais ♥
    Resolvi embarcar no Projeto sim, como posso (dentro das minhas possibilidades, claro. E deixei um post no meu blog explicando um pouco e deixei aqui linkado lá *-* Espero que essa experiência me apresente a trabalhos incríveis!
    Vamos que vamos!

    Blog Seja Frugal sobre esse projeto

    ResponderExcluir
  16. Quero participar! Sou dono do blog thelibrary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi
    quero participar e já fiz até o poste lá no blog http://momentocrivelli.blogspot.com.br/2016/03/divulgacao-somos-todos-nacionais.html

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Acabei de aderir ao projeto e já fiz post!
    http://lendoporai.com/projeto-somos-todos-nacionais/

    :D Acho ótima a ideia de incentivar nossa literatura, que é tão rica, mas poucos conhecem!

    Beijos,
    Camila

    ResponderExcluir
  19. AMEI O PROJETO, AMEI MUITO! Já postei no meu blog. <3
    Segue o post falando do projeto:
    http://www.arquivosderafaela.com/2016/03/projeto-literario-somos-todos-nacionais.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostaria de saber por que o meu blog ainda não foi incluído na lista?

    ResponderExcluir